Trabalho
Luz, câmera, figuração
Ótimo salário, inglês intermediário e nem precisa ter experiência para entrar nesse mercado.
Por Val Oliveira
valoliveirajornalismo@yahoo.com.br
Para quem não nasceu com o talento de Fernanda Montenegro ou com a beleza de Gisele Bundchen, cruzar a barreira do anonimato e penetrar no universo hollywoodiano é, literalmente, coisa de cinema. Enquanto para uns, o glamouroso mercado cinematográfico é sinônimo de sucesso, fama e dinheiro, para muitos brasileiros em Londres é mais uma opção de ganhar uma grana extra e por que não os tão sonhados 15 minutos de fama? Bom, geralmente são apenas segundos, mas anyway, lá estão eles na telona.
Entre uma pontinha num filme aqui e uma participação num comercial ali, entram em cena os extras ou background artists como são chamados os figurantes na indústria cinematográfica. Talento é sempre bem vindo.Porém, o que um figurante precisa ter é coragem para encarar as mais inusitadas figurações. Quando o mineiro Murilo Augusto de Moraes, 25 anos, soube que sua estréia no cinema seria como parte de uma multidão de refugiados no filme "Children of men" (2006), não pensou duas vezes e encarou.
A oportunidade surgiu por acaso, na caça por emprego no Job Centre Plus (agência de emprego do governo Britânico). Apesar de ter feito curso de teatro no Brasil, foi a estréia dele como figurante na telona e ele afirma que a experiencia foi enriquecedora. "Sou apaixonado por filmes, então estar em contato com a produção, diretor, ver como as coisas funcionam atrás das câmeras foi fantástico. Melhor que qualquer tipo de trabalho em Londres".
Money, money, money
O ramo oferece muitas oportunidades, paga consideravelmente bem e as exigências não assustam. Um bom comando de inglês para entender as orientações da produção e disponibilidade de horário são essenciais. O valor estipulado pelo Sindicato dos Extras é de £ 80 por dia, e essa quantia pode aumentar dependendo de atrasos nas filmagens ou do tamanho da produção. O cachê embolsado por Murilo por dez dias de gravação, em média 12 horas diárias, foi de £ 1000.
Numa das melhores agências de recrutamento da área, a castingcollective, o valor embolsado pelos extras varia de £ 75 a £ 100. Segundo a agência, experiência não é necessária, porém, é preciso disposição e paciência, afinal, são longos e longos dias num set de filmagem.
A veterana no ramo, Vivian Reis, vai direto ao ponto. "O ideal é que tenha alguma experiência anterior, para não atrapalhar o andamento das filmagens. Para evitar perda de tempo mesmo, como por exemplo, um figurante olhar para a câmera ou querer tirar fotos com os atores famosos, deixar o celular ligado...coisas basicas na verdade".
Vivi Reis (antes)
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Opinião de quem entende do assunto. Dj e produtora multimídia, a gaucha de 25 anos achou a experiência válida e divertida. Com participações em séries de TV (Ultimate Force, Together, Pinochet Progress), filmes (Da Vinci Code, Love and Others Disasters) e comerciais (Renault Megane), Vivian já pode ser considerada veterana no ramo. A experiência no Brasil como assistente de produção e direção (ou seja, como figurante na maioria das vezes) ajudou um pouquinho.
Vivi Reis (depois)
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Na expectativa de conferir sua performance como cristã numa batalha contra os pecadores no polêmico e aguardado filme Da Vinci Code (maio de 2006), Vivian é só elogios. "Foram as gravações mais divertidas! Aquilo pra mim era uma Disneylândia! Quando cheguei no set de gravação quase chorei de tanta emoção! Era tudo muito grandioso, o cenário, os equipamentos, os efeitos, eram 400 e poucas pessoas na cena.
Meus amigos já estão se organizando para assistir o filme pra ver quem que vai conseguir me ver! Eles vão ter que se esforçar muito já que um figurante não aparece mais que um segundo", conclui.
Já a experiência do músico paulista Rafael Martinez, 36 anos, não foi assim tão glamourosa. Há sete meses morando em Londres e com experiência em figuração em comerciais no Brasil, encarou apenas uma participação como extra em território londrino, e não foi bem como figurante. "Pagaram cinco libras por hora e não era bem figuração e sim stand by, ou seja, você só serve pra marcar as posições antes das filmagens propriamente ditas, mas foi tranquilo, meio monótono".
Apesar da estréia ter sido pequena, Rafael diz que se aparecer outras oportunidades, why not ?
Sobrevivência extra
Como nem tudo é glamourouso no mundo hollywodiano, sobreviver como extra é missão quase impossivel. Apesar do cachê ser alto, a disponibilidade exigida pelas produções (às vezes 5, 10, 15 dias direto) e o curto prazo que as agências chamam para um trabalho são questões que complicam conciliar o trabalho de extra com outros empregos. Sem falar na instabilidade de ofertas. Mas, para quem consegue levar a atividade realmente como um caixa extra, a oportunidade é de ouro. Enquanto se desdobra como garçom e cleaner, Murilo já está se preparando para encarar sua próxima figuração em Maio e ainda não sabe no que vai ser, mas já está dentro. Afinal, já diria o artista americano Andy Warhol, "Um dia todos terão direito a 15 minutos de fama". E por que não agora ? Luz, câmera, ação.
Serviço:
O melhor caminho para encontrar emprego nessa área são as agências. Em Londres, elas se multiplicam. Fique de olho tambem no oilondres que está sempre trazendo oportunidades.
www.maddogcasting.com
www.castingcollective.co.uk
www.envenio.co.uk
www.mandy.com
www.starnow.co.uk
www.castingmag.com
www.extrasworldwide.com
www.elliottagency.co.uk